Ir para o conteúdo
Já sou cliente
Crie uma conta
  • Ferramentas
    • Simuladores
    • Nosso Blog
  • Ferramentas
    • Simuladores
    • Nosso Blog
  • Já sou cliente
  • Criar uma conta
  • Simuladores financeiros
  • Blog
  • Contato
  • Trabalhe Conosco
  • Já sou cliente
  • Criar uma conta
  • Simuladores financeiros
  • Blog
  • Contato
  • Trabalhe Conosco
Já sou cliente
Criar uma conta

Como pagar menos imposto de renda com previdência privada

pagar menos imposto de renda com previdência privada

Você pode pagar menos imposto de renda com previdência privada ao abater parte do imposto com um plano PGBL, tendo como resultado uma economia anual através de restituição maior ou do pagamento de menos imposto na próxima declaração.

Para isso, é preciso escolher um plano de previdência que permita fazer deduções de previdência complementar.

É uma possibilidade legal, dada pelo governo, para que as pessoas poupem para sua aposentadoria. Seria como um “incentivo” dado para que as pessoas comecem a poupar pensando nesse objetivo.

Fazer com que as pessoas acumulem poupança para a velhice, é benéfico para o individuo, e para o governo, que terá como resultado menos gastos com esse individuo. Quanto mais pessoas pouparem, melhor para o próprio estado.

Mas já que o governo fornece esse incentivo fiscal, por que não utilizar?

Veja como pagar menos imposto de renda com uma previdência privada aqui.

Previdência privada que permite dedução de IR

Primeiro, nem todas os planos de previdência privada permitem dedução fiscal sobre os aportes. Somente planos do tipo PGBL permitem essa dedução. Aqui temos um guia completo só falando de previdência PGBL.

Portanto, se você poupar para um plano do tipo VGBL, não poderá abater as deduções feitas.

Outra questão importante, é quanto a declaração de imposto de renda anual – aquela normalmente feita em março e abril.

Só será permitido incluir as deduções, para aqueles que fazem a declaração completa de imposto, e não a simplificada.

A declaração simplificada, automaticamente abate 20% da renda tributável, limitado até 16.754 reais. Por outro lado, na declaração completa, é possível abater gastos com dependentes, educação, gastos médicos, previdência privada, entre outros.

Não há limite para deduções, de modo que você pode deduzir grande parte do imposto de renda.

Se você já faz declaração completa de imposto de renda, um plano PGBL vai cair muito bem. Por outro lado, se faz declaração simplificada, é importante avaliar com um contador ou planejador financeiro, se não é mais benéfico alterar para a declaração completa e fazer aportes em um plano de previdência.

PGBL: pagar menos imposto de renda com previdência privada

Abater imposto de renda com um PGBL é simples.

Primeiramente, deve-se estimar a renda tributável, para saber quanto será possível abater no máximo. Fazer aportes em um PGBL acima desse teto de 12% da renda tributável não é atrativo.

A renda tributável, é a renda que incide IRPF, sendo normalmente, os recebimentos de salários, pensões ou alugueis. Importante ressaltar que, distribuição de lucros, como normalmente recebem os empresários e alguns profissionais liberais, é rendimento isento, e não soma as rendas tributáveis.

Durante o ano, é possível aportar mensalmente, ou uma única vez o valor com o intuito de conseguir a dedução. É importante lembrar que, o aporte deve ser feito no decorrer do ano, entre 01 de janeiro e 31 de dezembro, para na declaração subsequente, fazer a dedução.

Simulação previdência privada PGBL

Vamos fazer uma simulação de previdência privada PGBL para ver como funciona na prática a dedução de imposto de renda.

Para fazer uma simulação, temos que definir alguns parâmetros. Você pode simular com as suas condições, usando o simulador da Monefica.

Na nossa simulação, vamos supor:

  • Renda Tributável no ano: 120.000;
  • Número de Dependentes: 2;
  • Gastos Médicos no ano: 5.000;
  • Despesas com instrução própria: 0;
  • Despesa com educação dos filhos: 5.000 no ano para cada um;
  • Pensão alimentícia paga: 0
  • Doações: 0
Declaração SimplificadaDeclaração completa sem PGBLDeclaração completa com PGBL
Renda Bruta      120.000120.000120.000
Contribuição PGBL00-14.400
INSS0-8.556-8.556
Outras deduções*-16.754-16.673-16.673
Base de cálculo do IR    103.24694.76980.369
Alíquota Efetiva de Imposto17,58%14,28%
Valor do imposto23.43121.10017.140
Incentivos Fiscais no ano:000
Imposto de renda a pagar23.43121.10017.140
Ganho Fiscal00,003.960
Simulação previdência Privada PGBL

Perceba na tabela que, com o aporte feito em “Contribuição PGBL” a renda tributável, que será usada para cálculo do imposto de renda diminuiu. Como o imposto é progressivo, quanto maior a renda, maior o imposto de renda, isso fez com que o imposto devido (Valor do Imposto) passasse a ser menor.

Nessa simulação com aporte em PGBL, fica claro como pagar menos imposto de renda com

previdência privada.

Como iniciar um plano de previdência PGBL

Para começar um plano, você deve começar escolhendo um bom fundo de previdência, onde alocará os recursos. Quanto maior a rentabilidade, maior valor você terá no futuro para sua aposentadoria.

Depois, é imprescindível escolher, a tributação que terá a sua previdência privada, progressiva ou regressiva, aqui nesse post, falamos detalhadamente sobre cada uma, para você escolher a melhor opção para seus investimentos.

Por fim, é preciso estimar qual o valor será necessário poupar, dados seus objetivos de idade e perfil de risco. Use nosso simulador de independência financeira para isso.

Se você ainda está em dúvida, fale com a gente, será um prazer te ajudar a pagar menos imposto de renda com previdência privada e ainda poupar para sua aposentadoria.

Compartilhe

Compartilhe

Mais artigos

Comitê de Investimentos Junho 2025

Análise dos mercados globais revela oportunidades únicas no cenário Brasileiro Por Guilherme Alano, Cofundador da Monefica Wealth Management O cenário econômico global continua a apresentar movimentações que poucos conseguem interpretar

Leia artigo »

Por que a transparência é a chave para o seu legado?

Gestão de patrimônio para alta renda Construir um patrimônio significativo é uma jornada de dedicação, visão estratégica e, frequentemente, de sacrifícios ao longo de anos ou mesmo gerações. No entanto,

Leia artigo »

Gestão de Patrimônio em Cenários Econômicos Dinâmicos:

O cenário econômico global e local apresenta-se como um tabuleiro complexo, onde peças como a inflação nos Estados Unidos buscando o centro da meta, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro

Leia artigo »

Quanto vale a sua confiança?

O Conflito Invisível no Mercado Financeiro: No dinâmico e, por vezes, opaco universo dos investimentos, existe um conflito subjacente que, embora nem sempre visível à primeira vista, impacta profundamente a

Leia artigo »

Busca

Solicite contato:

Artigos Relacionados

Comitê de Investimentos Junho 2025

Leia mais »

Por que a transparência é a chave para o seu legado?

Leia mais »

Gestão de Patrimônio em Cenários Econômicos Dinâmicos:

Leia mais »

Quanto vale a sua confiança?

Leia mais »
AnteriorAnteriorPrevidência Privada aos 40 anos, vale a pena?
PróximoPrevidência privada para meu filho, vale a pena?Próximo

Recursos

  • Simuladores
  • Cursos Gratuitos
  • Blog

Legal

  • Política de privacidade
  • Termos de Serviço

Documentos Regulatórios

  • Formulário de Referência
  • Código de Ética
  • Regras, Procedimentos e Descrição dos Controles Internos
  • Política de Gestão de Risco
  • Política de Negociação de Valores Mobiliários pela Empresa, seus Colaboradores e Corpo Administrativo
  • Política de Rateio e Divisão de Ordens entre as Carteiras de Valores Mobiliários

© Monefica LTDA. Todos os direitos reservados

Monefica Gestora De Investimentos, Fundo Exclusivo, Planejamento Financeiro, Investimentos, Gestã Patrimonial, Carteira Administrada. Monefica Gestora De Investimentos, Fundo Exclusivo, Planejamento Financeiro, Investimentos, Gestã Patrimonial, Carteira Administrada. Monefica Gestora De Investimentos, Fundo Exclusivo, Planejamento Financeiro, Investimentos, Gestã Patrimonial, Carteira Administrada.

Oferecemos serviços de gestão de carteiras de valores mobiliários oferecidos por meio da Monefica Gestora de Recursos e Consultoria Ltda (”Monefica”), um gestor de recursos registrado na Comissão de Valores Mobiliários (”CVM”).

A Monefica e suas afiliadas, controladoras, acionistas, diretores, executivos, funcionários e licenciadores não serão responsáveis (individualmente, em conjunto ou separadamente) por você ou por qualquer outra pessoa por resultado de seu acesso, recepção ou uso das informações contidas nesta comunicação.

As informações aqui expressas estão sujeitas a alterações sem aviso prévio, sua precisão não é garantida, podem estar incompletas se condensadas e não podem conter todas as informações relevantes necessárias para tomar uma decisão de investimento. Não é garantido que esta comunicação seja uma declaração completa ou resumo de quaisquer valores mobiliários, mercados, relatórios ou desenvolvimentos aqui referidos. Nada nesta comunicação constitui uma representação de que qualquer estratégia ou recomendação de investimento aqui contida é adequada ou apropriada às circunstâncias individuais de um destinatário. Não há garantia de que o investimento em qualquer programa ou estratégia aqui discutido será lucrativo ou não incorrerá em perdas. Os investidores devem procurar aconselhamento financeiro independente sobre a adequação do investimento em qualquer ativo ou estratégia discutida ou recomendada nesta comunicação e devem entender que as declarações relativas a resultados futuros podem não ser realizadas.