Cedo ou tarde, todos já pensaram e fazer um calculo de aposentadoria, onde pretende chegar, e o que fazer para chegar la. E quanto antes começar, mais fácil é para alcançar. Então, vamos mostrar como planejar uma aposentadoria tranquila através de cálculos e dicas cruciais.
Primeiramente, utilizar uma planilha de planejamento financeiro, o excel, ou utilizar um programa de planejamento financeiro, tudo isso ajuda a fazer os cálculos necessários.
Nesse post, vamos ajudar você com os principais detalhes, onde acontecem os erros, e mostrar, por que voce deve começar cedo o seu planejamento de aposentadoria.
Mas antes, você deve utilizar nosso simulador de aposentadoria gratuito clicando aqui. Nele, fazemos todo o calculo para você ter uma boa ideia de como está a sua situação.
Cálculo planejamento aposentadoria
Com a finalidade de planejar quanto se deve poupar mensalmente para ter uma aposentadoria tranquila, o cálculo deve envolver as seguintes variáveis:
- Idade atual;
- Idade que planeja se aposentar (ou ser independente financeiramente);
- O valor inicial;
- Renda que deseja obter na aposentadoria;
- Rentabilidade dos investimentos;
- Expectativa de vida, ou quanto tempo viver de renda.
Essas são as respostas que você precisa ter para o seu planejamento de aposentadoria, e vamos ajudar você explicando cada uma das variáveis.
Idade Atual
Com toda a certeza, é a idade que você tem hoje. Quanto menor for a sua idade, ou quanto maior o prazo para planejar sua aposentadoria, ou independência financeira, mais tranquila será sua caminhada até lá.
Idade que planeja se aposentar
Basicamente, é a idade que voce deseja viver da renda dos seus investimentos. A partir dessa, os investimentos devem prover a renda almejada.
Valor Inicial
Este, seria o valor que você possui inicialmente em investimentos. Quanto maior ele for, menor o valor que você precisará aportar. Ele inclui os investimentos financeiros, imóveis, e todo o mais que for destinado para esse fim.
Renda que deseja obter na aposentadoria
É o valor que se planeja receber durante a aposentadoria. Também, quanto maior, maior valor deve ser aportado até chegar lá.
Rentabilidade dos investimentos
Essa deve ser a maior dificuldade, estimar a rentabilidade dos investimentos até a aposentadoria. De fato, não tem como estimar quanto renderão os seus investimentos, especialmente pensando em um prazo tão longo. Para isso, primeiro vamos usar só juros real, ou seja, o retorno acima da inflação. Se você não sabe o que é juros real, leia aqui.
Assim, vamos tentar te ajudar. Para pessoas com perfil Conservador, o ideal seria usar 3% de retorno real. Para investidores com carteira de perfil Moderado, 5%. Já para investidores de perfil Agressivo, 7%.
Expectativa de vida
Até quando usará a renda, é importante pois quanto mais longa for, menor será a renda obtida. Você pode buscar a expectativa de vida média, mas seria prudente acrescentar alguns anos a mais, para ser mais conservador no cálculo de aposentadoria.
Agora que você pensou em todos esses dados, entre aqui e use nossa calculadora de aposentadoria para saber se você vai conseguir chegar lá.
Melhores investimentos para aposentadoria
Tão importante como planejar a aposentadoria, sabendo quanto precisará poupar para chegar nos seus objetivos, acompanhar e fazer mudanças sempre que necessário, é saber investir e garantir uma caminhada tranquila até lá.
Os investimentos para a aposentadoria, são divididos em 3 fases:
Fase de Acumulação: Nessa fase, ainda falta um longo tempo para a aposentadoria. Por isso, os investimentos para aposentadoria aqui podem ter perfil mais arriscado, investindo em renda variável por exemplo, onde pode ter muitos altos e baixos, mas o retorno no longo prazo tende a ser maior. Um veículo importante nessa etapa, é uma previdência privada. Inclusive é possível diminuir o imposto de renda devido. Faça uma simulação se esse é o seu caso aqui no nosso simulador de previdência privada.
Fase de Preservação: Nessa fase, é quando começa a se aproximar a idade da aposentadoria, ou da independência financeira. Esta etapa, deve-se começar a diminuir os riscos da carteira, optando por investimentos mais conservadores, pois se precisará dos recursos em breve.
Fase de Distribuição: Essa é a fase final, onde já se usufruirá da renda provida pelo patrimônio. Os investimentos devem ser mais conservadores, sem grandes oscilações. É importante ter investimentos atrelados a inflação, para manter o poder de compra. Investimentos que distribuam renda, como fundos imobiliários podem ser interessantes.
O ideal, é sempre ter um acompanhamento de um profissional na alocação dos recursos de acordo com esses objetivos, além de revisar periodicamente os planos, a fim de avaliar se você está indo ao encontro dele.
Um bom investimento faz toda a diferença para aposentadoria
Investir bem, fara toda a diferença no planejamento financeiro da aposentadoria. Um bom investimento, vai fazer com que
i) Você possa alcançar seu objetivo mais cedo ou;
ii) Possa ter uma renda de aposentadoria maior ou;
iii) Precise poupar menos para chegar lá.
Vamos simular duas taxas de retorno diferente para seu investimento. O primeiro, rendendo 0,5% ao mês e o segundo 1% ao mês.
Percebe que a diferença não é muito significativa, e a principio, no curto prazo, não deve ter grandes efeitos. Mas veja o que acontece com o investimento em 20 anos:
Nessa simulação, o investidor possuía 200 mil reais, e poupou 2 mil reais por mês durante 20 anos. No final desse período, a diferença ficou em mais de dois milhões e meio de reais.
Agora vamos ver qual a renda dos investimentos para a aposentadoria ele conseguiria com esses valores:
Valor Final Acumulado | 1.586.123 | 4.157.021 |
Prazo de Recebimento (meses) | 360 | 360 |
Renda Mensal Obtida | 9.510 | 42.760 |
Percebe-se que a renda alcançada é de mais de 30 mil reais por mês superior, somente por uma melhor alocação dos recursos para a aposentadoria.
Como começar a planejar a aposentadoria
O ideal para começar o seu planejamento de aposentadoria, é conversar com um profissional, normalmente, um planejador financeiro pessoal. Tente escolher pessoas que tenham experiência na área comprovada, e especialmente, pessoas que tenham CFP, uma certificação internacional de planejador financeiro.
É possível pesquisar profissionais no site da Planejar, a associação dos planejadores financeiros aqui.
Se você quiser seguir sozinho, é uma opção também, mas erros na construção do planejamento, podem acarretar grandes problemas. Lembre-se também de revisar o plano periodicamente!
Normalmente, sugere-se 12 meses para essas revisões. Revisar em espaços longos de tempo, pode ser um grande risco, pois ficará difícil corrigir a rota se tiver no caminho errado.
Agora que voce ja sabe calcular um planejamento de aposentadoria. É hora de começar!
Se quiser entender como montar uma carteira de investimentos para esse objetivo, acesse nosso artigo “Como montar uma carteira de investimentos para aposentadoria”