Se você está com dificuldade para reter funcionários na empresa, saiba que isso não é uma exclusividade sua. O Brasil vem batendo recordes de demissões voluntárias, aquelas que partem do próprio empregado. No início de 2022, cerca de 1/3 das demissões no Brasil foram voluntárias.
O fenômeno não é exclusivo do Brasil. Conhecido como “great resignation” ou grande resignação em português, é visto em diversos outros países. No entanto, o que surpreende por aqui, é que ele acontece em meio a um desemprego bastante elevado, acima de 10%.
Por isso, as empresas estão buscando soluções para evitar alta rotatividade, que gera custos de recontratação, perda da cultura da empresa e custos com treinamentos.
Mas como reter funcionários na empresa?
A importância do plano de benefícios na empresa
Para o RH, que trabalha para desenvolver pacotes de benefícios visando reter seus funcionários, ver uma baixa taxa de utilização destes benéficos pode ser desanimador.
Afinal, são ótimos benefícios! Por que mais pessoas não estão usando?
Em uma pesquisa realizada pela Guia Salarial da Haysas com mais de 700 empresas, apontou que 94,5% dos empregadores consideram os benefícios não salariais uma ferramenta importante para contratar e segurar funcionários – 90,6% dos entrevistados informaram que passaram a investir em benefícios. Número no qual anos anteriores atingia um patamar muito inferior.
Com a maior oferta de benefícios, mais de um terço das empresas consultadas (35,94%) aumentou o investimento financeiro em RH :

Todavia, os benefícios são complexos e é fácil adiar na agitação da vida cotidiana.
Muitas vezes, os funcionários não aproveitam os benefícios dos funcionários porque não sabem que eles existem ou não sabem o suficiente sobre seus recursos. Apenas 19% dos empregadores dizem que seus funcionários têm um alto nível de compreensão de seus benefícios.
Mas afinal, se tirar tais benefícios não é uma opção visto a grande importância na retenção de talentos. Então como fazer para melhorar estes benefícios e fazer com que seus colaboradores aproveitem-nos da melhor forma possível?
Previdência privada empresarial para retenção de funcionários na empresa
Se você está procurando reter funcionários na empresa, um dos melhores benefícios para esse objetivo, é um plano de previdência empresarial.
Um plano de previdência privada empresarial cuida da saúde financeira do colaborador e fornece uma aposentadoria. Além disso, esse plano faz com que o custo de oportunidade, acabe inibindo o funcionário de trocar de empresa.
Funciona assim: a empresa contribui com a previdência privada do colaborador, de acordo com uma política que ela mesmo estipula. Sobre esse valor que ela aportou para o colaborador, ela institui clausulas de “vesting” em que o colaborador só terá direito a esse valor, caso permaneça um número de anos na empresa.
Veja no exemplo abaixo, a empresa estipulou que só terá esse direito completo, a partir do 5º ano de empresa.

Ou seja, em vez de dar um aumento salarial ao funcionário, um plano de previdência privada pode melhorar muito a retenção de pessoas na empresa, fora o ganho de contribuir para a aposentadoria do funcionário e fazer com que ele dê mais importância a isso também.
O Monefica além de fornecer plano de previdência privada, assessora a empresa a definir as melhores clausulas de vesting e fornece um planejamento financeiro pessoal individual para cada colaborador.
4 dicas para ajudar os funcionários a aproveitar e melhorar seus benefícios
Então, agora que ja entendeu como melhorar a retenção dos funcionários na empresa, vamos te ajudar com algumas dicas para começar um bom plano de benefícios dentro da sua empresa
Saiba conquistar os funcionários e explicar de forma clara seus benefícios
As equipes de benefícios conhecem mais profundamente as ofertas complexas de um pacote de benefícios. O que nem sempre é de conhecimento dos funcionários.
Por isso é importante desenvolver um plano de comunicação que decomponha os benefícios em uma linguagem fácil de entender, compartilhe as informações com os funcionários nos momentos-chave.
Um relatório de 2016/2017 descobriu que quase 70% dos funcionários querem ouvir sobre benefícios em grandes fases da vida, como começar uma família ou comprar uma casa, mas apenas 46% dos empregadores têm planos para se envolver com os funcionários durante esses momentos.
Profissionais de benefícios e líderes de RH podem usar exemplos de terceiros para direcionar os funcionários em momentos importantes da vida, mantendo os dados dos funcionários protegidos, fornecendo informações relevantes sobre os benefícios.
Obtenha equipes com foco em retenção e utilização do pacote de benefícios
Para maior utilização dos benefícios dos funcionários, tenha mais campeões a bordo.
Trabalhe com outros departamentos de sua organização para divulgar as ofertas e aumentar a conscientização dos funcionários.
Tente direcionar funções com base em seu papel na organização e compartilhar uma proposta de valor clara. Por exemplo, trabalhe com equipes de diversidade para educar os funcionários sobre benefícios de fertilidade e programas de assistência ao funcionário (EAPs).
Certifique-se de que os recrutadores entendam quais benefícios são mais propensos a atrair funcionários em diferentes estágios da vida.
Eduque os gerentes de nível médio sobre os destaques e pontos de discussão do que sua empresa oferece para benefícios, para que eles possam se conectar com os indivíduos durante as reuniões individuais e compartilhar informações de forma mais ampla durante as reuniões de equipe
Use um programa de bem-estar financeiro que maximize as recompensas totais
Muitos dos benefícios que as empresas oferecem hoje impactam a imagem financeira de um funcionário, como planos como credito consignado, opções de ações e vários planos de saúde e odontológicos. Estes podem afetar significativamente a saúde financeira dos funcionários, mas são facilmente esquecidos no estresse do trabalho diário e da vida doméstica.
Profissionais que atuam na área de planejamento financeiro (CPF, Certified Financial Planner™) são essenciais para orientar os funcionários em direção a movimentos financeiros inteligentes, um benefício de bem-estar financeiro holístico pode ajudá-lo a aumentar a utilização dos benefícios dos funcionários de outros benefícios.
Escute seus colaboradores e peça um feedback constante
As pesquisas podem ajudá-lo a entender como os funcionários se sentem em relação às ofertas atuais e a ter uma ideia do que eles gostariam de ver no futuro.
As pesquisas também ajudam as equipes de RH e benefícios a entender quais benefícios agradam a quem – uma mina de ouro de dados para ajudá-lo a atrair talentos no futuro. Um profissional em meio de carreira começando uma família terá diferentes prioridades para benefícios do que um graduado de nível básico que está preocupado em pagar as dívidas estudantis. Um indivíduo próximo da aposentadoria terá necessidades diferentes de ambos.
Realize pesquisas que façam perguntas específicas sobre os benefícios oferecidos atualmente. Quando chegar a hora de perguntar sobre possíveis benefícios futuros, seja o mais específico possível.
Por exemplo, se você deseja fornecer um benefício financeiro, inclua detalhes como um “programa de bem-estar financeiro com acesso a planejamento financeiro individual, orientação e preparação de impostos e economia e investimento automáticos”. Isso fornece um exemplo mais vívido dos benefícios do que simplesmente perguntar aos funcionários se eles gostariam de um benefício financeiro.
Se você se interessou por estes benefícios, e quer implementar um beneficio de bem-estar financeiro dentro de sua empresa entre em contato com nossos consultores e entenda um pouco mais da Monefica e como ela pode auxiliar sua empresa.