fbpx

Independência financeira aos 40 anos: como chegar

Independência financeira aos 40 anos: como chegar

independência financeira aos 40 anos

Conseguir alcançar a tão sonhada independência financeira aos 40 anos não é pra qualquer um, mas com algum esforço, talvez seja possível você alcançar.

Nesse artigo, vamos simular o que é preciso fazer para conseguir se aposentar aos 40 anos, como calcular a renda esperada e as dicas para você chegar lá.

Qual o valor para se aposentar aos 40 anos

Para começar, é preciso saber qual a renda que você planeja ter aos 40 anos.

Essa parte será imprescindível para estimar quanto é preciso para uma independência financeira aos 40 anos. Quanto maior a renda, maior o valor necessário.

Não existe uma renda ideal. No Brasil, 10 mil reais por mês, é uma renda que para a maioria das pessoas daria uma tranquilidade e uma vida confortável.

O segundo ponto, agora, é um pouco mais subjetivo: até quantos anos vou viver com essa renda.

Segundo o IBGE, a expectativa de vida do brasileiro com idade de 40 anos é de aproximadamente 80 anos. Entretanto, se estimar uma renda até os 80 anos, é um risco, pois pode-se viver mais sem ter dinheiro pra isso.

Então, por conservadorismo, é bom deixar alguns anos a mais, embora quanto mais anos for o planejamento de vida, mais recursos serão necessários. Vamos deixar 90 anos, como uma boa margem de erro.

Independência financeira e juros reais

Para calcular a independência financeira aos 40 anos, é importante sempre usar juros reais. Isso porque, usando juros real, e não juros nominal, tiramos o efeito da inflação da conta.

Pode acontecer de você estimar uma rentabilidade com juros nominais, mas perder todo o poder de compra para a inflação.

O importante, é você saber em valores de hoje, quanto quer ou precisará no futuro. Usando juros real, se a rentabilidade alcançada for aquela planejada, o objetivo será alcançado.

Para carteiras mais conservadoras, alocada toda em renda fixa, 1% de juros real é uma boa estimativa. Para carteiras de perfil moderado, já com uma parte em ativos multimercados ou de renda variável, 3%. Já para carteiras mais agressivas, com uma parcela grande em renda variável 5% de retorno acima da inflação pode ser utilizado.

Quanto poupar para independência financeira aos 40 anos

Agora que já temos, a renda esperada na aposentadoria aos 40 anos, a expectativa de vida, o retorno real sobre os investimentos esperados, podemos estimar as duas variáveis finais: quanto é preciso poupar e quanto é preciso ter aos 40 anos para independência financeira.

A conta é feita de trás para frente, começamos com a parte final, para estimar nossa parte inicial.

É preciso poupar um valor para que seja o suficiente para prover uma renda de 10 mil reais, dos 40 aos 90 anos, com uma taxa de juros para carteiras conservadoras de 1%, moderada de 3% e agressiva de 5%.

Vamos ver, qual o valor necessário para independência financeira aos 40 anos, com essas 3 rentabilidades de investimentos:

Valor necessário independência financeira aos 40 anos
Valor necessário independência financeira aos 40 anos

Veja que, a diferença de rentabilidade real, embora relativamente pequena, de 1% para 5% tem uma diferença muito alta no valor necessário para independência financeira aos 40 anos. É mais que o dobro.

Sabendo de quanto é necessário ter, podemos estimar, quanto é preciso poupar. Para isso, será preciso saber se já há algum recurso investido, e a idade atual. Quanto antes começar, menos é necessário poupar.

Na nossa independência financeira aos 40, vamos estimar 30 anos de idade atual e 200.000 de recursos já investidos.

Ou seja, quanto é preciso investir mensalmente durante 10 anos para chegar ao valor necessário para independência financeira aos 40 anos.

Quanto poupar para independência financeira aos 40 anos
Quanto poupar para independência financeira aos 40 anos

Calculadora independência financeira

Não é muito fácil conseguir chegar a independência financeira aos 40 anos, mas quanto antes começar, e melhor investir, mais fácil chegar lá.

Como cada pessoa tem suas particularidades, idades, expectativas de renda e aplicações iniciais diferentes, montamos uma calculadora de independência financeira para você simular quantas vezes quiser mudando os parâmetros.

Acesse aqui o nosso simulador de independência financeira e conte com o Monefica para acompanhar você até lá!

Nela, você pode ver como ficaria seu patrimônio a cada retirada, e planejar se você chega com renda até os 90 anos!

Calculadora independência financeira
Calculadora independência financeira

É possível, inclusive, adicionar alguma renda de INSS por exemplo, que você pode ter no meio do caminho, a idade para independência financeira, como você investe ou a renda que planeja receber, até encaixar um plano que você consiga chegar no seu objetivo.

Compartilhe

Compartilhe

Mais artigos

Busca

Envie uma mensagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gerencie seu Patrimônio

em um só lugar

Monefica gestora de investimentos, fundo exclusivo, planejamento financeiro, investimentos, gestã patrimonial, carteira administrada.

Integre e consolide seus investimentos financeiros, a distribuição da sua carteira
e rentabilidade com o benchmark definido

Vamos trabalhar juntos no

seu projeto de vida