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Previdência Privada Empresarial: Um guia completo

Previdência Privada Empresarial: Um guia completo

A busca por previdência privada empresarial é cada vez maior, seja por parte dos empresários, profissionais de RH ou pelo aumento de interesse dos colaboradores.

Boa parte desse aumento pela busca de previdência privada empresarial, vem de 3 causas:

I) Mudanças nas regras do INSS: Em 2019 houve uma mudança significativa nas regras do INSS através da reforma da previdência. Nessas novas regras, ficou muito mais dificil alcançar o teto de aposentadoria do INSS e a aposentadoria pela previdência pública vai ficar mais distante. No mínimo com 62 anos para mulheres e 65 para homens.

II) Envelhecimento da população Brasileira: O Brasil vem passando rapidamente de um país jovem para um país de idosos. Hoje são mais de 30 milhões de idosos no país, número que segue acelerando com o passar dos anos. Por isso, é cada vez maior o número de pessoas que se preocupam com sua aposentadoria, e a previdência privada de maneira geral é a melhor ferramenta para alocar os investimentos para isso

III) Saúde Financeira dos colaboradores é cada vez mais importante: Para aumentar a retenção de pessoas, o engajamento, produtividade e até a saúde mental, cada vez mais empresas vem dando atenção as finanças pessoais dos seus colaboradores. E os colaboradores nunca demandaram tanto isso das empresas como recentemente:

Educação Financeira dentro das empresas

Como funciona

A previdência privada empresarial funciona de maneira muito parecida com a previdência privada em geral, a diferença é que a própria empresa cria um plano para seus colaboradores. Esse plano pode ser exclusivo para os colaboradores da empresa ou não, acessando planos de previdência privada de bancos e seguradoras.

Do pontos de vista da empresa, o plano de previdência empresarial tem como principais benefícios em oferecer aos seus colaboradores:

  • Aumentar a Retenção de Pessoas
  • Melhorar a Produtividade
  • Descontar Impostos
  • Promover a Educação Financeira dentro da Empresa

Para isso, existem dois tipos de planos de previdência privada empresarial que a empresa pode adotar para seus funcionários.

O primeiro plano de previdência é o plano conhecido como instituído, também chamado de plano patrocinado. Isso porque, a empresa participa do custeio do plano do colaborador, aportando também recursos para sua aposentadoria.

A segunda possibilidade, são os planos averbados de previdência privada empresarial. Nessa modalidade, a empresa não participa do custeio da previdência privada do colaborador.

Plano Instituído de Previdência Privada

O plano de previdência privada instituído é aquele em que a empresa faz contribuição para a previdência privada do colaborador e por isso é conhecida também como plano patrocinado. O valor que a empresa contribui é definido pela empresa.

Normalmente, as empresas que optam por instituir um plano de previdência privada instituído, definem um percentual de salário máximo que o colaborador por aportar e complementam em igual valor.

Por exemplo, a empresa pode definir que cada colaborador pode aportar 5% do seu salário mensalmente no plano de previdência privado empresarial, e cada um real colocado pelo colaborador, a empresa fará um aporte de um real.

Quem define o percentual máximo e quando vai alocar para cada valor investido pelo funcionário é a empresa quando cria o plano de previdência.

Plano Instituído de Previdência Privada

O plano de previdência do tipo instituído é o mais comum adotado pelas empresas, principalmente para aquelas que são tributadas no lucro real, pois conseguem diminuir os impostos sobre os valores que aportam para a previdência dos colaboradores.

Também, é possível para a empresa, adotar regras de “Vesting” na previdência privada empresarial, sobre o saldo aportado, definindo em quais circunstâncias o colaborador pode ter acesso aos valores aportados pela empresa, assim aumentando a retenção e diminuindo a rotatividade dos funcionários.

Por fim, vamos explorar melhor como funciona a parte do benefício fiscal e as clausulas de vesting para aumentar a retenção de colaboradores

Benefício fiscal da previdência privada empresarial

As empresas tributadas pelo lucro real, podem abater do faturamento as contribuições feitas para previdência privada dos seus colabores em até 20% do seu faturamento.

Isso acontece, pois a legislação enquadra os aportes feitos para a previdência, por parte da empresa, como um redutor da base de cálculo de Imposto de Renda e CSLL. Portanto, parte do que a empresa colocou na previdência do colaborador, acaba voltando como diminuição de imposto. Veja como acontece o benefício fiscal para as empresas com previdência privada empresarial:

Benefício fiscal da Previdência Privada Empresarial para as empresas

Em nosso blog você encontra também um artigo sobre como a previdência privada pode te ajudar a pagar menos em imposto de renda.

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