Uma previdência privada tem diversas vantagens para o investidor, e por isso, é um dos investimentos mais procurados pelos brasileiros. Entender se previdência privada na XP vale a pena, pode ser importante para você começar, ou portabilizar seus investimentos para a corretora.
Mas antes de falar se previdência privada na XP vale a pena ou não, o primeiro passo é avaliar o plano – VGBL ou PGBL- e a tributação – Progressiva ou Regressiva- mais adequada para você.
Esse vídeo, faz parte do nosso curso gratuito: Planejando Minha Independência Financeira: Do zero a Aposentadoria. Acesse ele aqui.
A grande maioria dos investimentos em previdência privada continua custodiado nos grandes bancos, como Caixa, Itaú e Banco do Brasil, que respondem por pouco mais de 90% do mercado.
Crescendo nesse mercado, a XP Investimentos é uma das principais plataformas de investimentos no país, onde disponibiliza diversas possibilidades de investimentos, como ações, fundos de investimentos, CDB’s, títulos públicos e previdência privada.
Talvez a grande vantagem da XP, com relação so bancos tradicionais, é trabalhar no formato de plataforma aberta. Isso significa que, não oferece exclusivamente investimentos da XP.
Através de uma conta na XP Investimentos, é possível acessar previdência privada Icatu, SulAmerica entre outros, inclusive da própria XP Seguros, que passou a funcionar em 2019. Além de diferentes seguradoras, existem dezenas de gestoras de recursos na plataforma.
Para o investidor, isso é uma grande vantagem, pois quanto mais diversificação de fundos e gestores, melhor para o poupador.
Previdência Privada na XP
A XP, como falamos, trabalha com diferentes seguradoras, que são as instituições financeiras que disponibilizam os planos de previdência privada.
Embora a XP disponibilize fundos de sua própria seguradora, criada em 2019, a XP Corretoras de Seguros, a maior parte dos fundos de previdência privada disponíveis são de outras seguradoras, e especialmente, de outras gestoras.
Por aqui é possível ver a lista de mais de 150 fundos disponíveis para investimentos na XP.
É possível ver de qual é a seguradora do fundo de investimentos pelo nome. Os da própria XP, constam XP Seg no nome, da Icatu constam o nome da Icatu e assim para as demais:
É possível que o mesmo fundo seja disponível por mais de uma seguradora. Normalmente, as corretoras como a XP, BTG, Guide entre outras, criam fundos da sua própria seguradora, pois consegue por vezes, fazer acordos comerciais em que esses fundos fiquem abertos somente na seguradora da corretora, sendo um atrativo para atrair clientes.
Portabilidade previdência privada XP
É possível fazer a portabilidade de previdência privada para a XP de diferentes bancos, como Banco do Brasil, Caixa, Santander ou mesmo de outras corretoras.
O processo hoje em dia é bastante simples e tudo eletrônico, sem precisar enviar documentação pelos correios, assinaturas físicas e tudo mais, como era preciso alguns anos atrás.
Para fazer a portabilidade da sua previdência privada para a XP, você vai precisar dos seguintes dados:
- Código Susep
- Número do certificado/matricula
- Plano: VGBL ou PGBL
- Tributação: Progressiva ou Regressiva
Normalmente, com um extrato da sua previdência privada fornecido pela instituição que você a sua previdência atualmente, essas informações estarão la contidas, e o assessor responsável pela sua conta vai poder solicitar a previdência privada para a XP.
Para isso, você deverá também solicitar no momento da portabilidade, para qual fundo de investimentos você quer portar sua previdência.
O tempo para fazer a portabilidade da previdência privada para a XP não demora mais do que 15 dias úteis.
É importante ressaltar que, a XP aceita portabilidade de planos de previdência aberto. Planos de previdência privada fechadas, não são permitida portabilidade para a XP. Entretanto, é possível fazer diretamente para uma seguradora, como a Icatu, e depois mandar para a XP.
Também não é possível no momento da portabilidade, trocar o regime de tributação. Por exemplo, se sua tributação é progressiva, não é possível migrar para a regressiva. Entretanto, após o processo concluido, você pode sim alterar sua tributação. Mas somente do regime progressivo, para o regime regressivo. O oposto não é possível, nem na XP, nem em outras instituições.
Conclusão
A resposta é a pergunta inicial “Previdência privada na XP vale a pena?” é sim, previdência privada na XP vale a pena, pois é uma das plataformas com mais opções de investimentos do país, permitindo ao investidor escolher entre alguns dos melhores fundos disponíveis no mercado.
São diversas estratégias de investimento diferente, com características e taxas de administração diferentes.
No total, são mais de 150 fundos de investimento como opção para o investidor, para todos os gostos: renda fixa, multimercado e ações.
Há inclusive, para os mais conservadores, planos de previdência privada com investimentos somente em títulos públicos, e sem taxa de administração.
É uma vantagem muito grande quando comparado a fundos de grandes bancos, que com taxas de administração de até 3% e que acabam não entregando quase nenhuma rentabilidade ao investidor.