fbpx

Previdência Privada: Progressivo ou Regressivo

Previdência Privada: Progressivo ou Regressivo

Previdencia privada ir progressivo ou regressivo

Ao iniciar um plano de previdência privada, é muito importante saber qual a diferença, vantagens e desvantagens entre os planos de previdência progressivos ou regressivos, pois ao iniciar um plano, você deverá escolher entre os dois.

Naturalmente, não existe uma regra de qual é melhor, progressivo ou regressivo. Isso vai depender das condições de cada investidor.

E para ajudar você a escolher entre um plano de previdência privada progressivo ou regressivo, vamos te ajudar primeiro explicando o que é cada um deles.

Previdência privada regime progressivo

O regime progressivo de imposto de renda, é aquele em que a tributação dos resgates, irá incidir a tebela progressiva de imposto de renda, aquela feita pela receita federal e que é periodicamente atualizada.

É dito tabela progressiva, pois o imposto de renda é crescente, ou seja, aumenta conforme a renda recebida.

Base de Cálculo (R$)Alíquota (%)Parcela a Deduzir (R$)
Até 1.903,980%0
De 1.903,99 até 2.826,657,5%142,80
De 2.826,66 até 3.751,0515%354,80
De 3.751,06 até 4.664,6822,5%636,13
Acima de 4.664,6827,5%869,36
Previdência privada com regime progressivo de imposto. Tabela atualizada para 2020.

Para quem escolhe na sua previdencia privada o regime progressivo, terá descontado no momento do resgate uma alíquota de 15%.

No ajuste anual de imposto de renda, aquele feito normalmente em março, onde declara-se todos os bens a Receita Federal, é cobrado o adicional, ou restituído ao investidor, dependendo da sua declaração.

Portanto, dependendo da renda recebida, o imposto de renda pode chegar a 27,5%!

Previdência privada regime regressivo

O plano de previdência privada, com regime regressivo, tem o imposto de renda diminuído conforme o tempo de permanência do investimento. Por isso, é denominado regressivo.

Nesse caso, quanto maior o tempo que ficar o investimento, menor será o imposto de renda devido.

Isso é feito, com o objetivo de que o investidor faça investimentos de longo prazo, visando de fato a aposentadoria.

Prazo do InvestimentoAlíquota Regressiva IR
0 até 2 anos35%
2 até 4 anos30%
4 até 6 anos25%
6 anos até 8 anos20%
8 anos até 10 anos15%
Acima de 10 anos10%
Previdência privada, tabela regressiva de imposto de renda

O problema nesse caso, é se o investidor precisar dos recursos antes do prazo de 10 anos. Por isso, ao optar pelo regime regressivo de imposto de renda, deve-se deixar fora do plano investimentos que possam ser usados no curto prazo.

Mudança de regimes progressivos e regressivos

Pouca gente sabe, mas mesmo depois de iniciado um plano de previdência, ainda é possível alterar o plano de progressivo para regressivo.

Ou seja, se você começou um plano de previdência no regime progressivo de imposto de renda, e quer alterar para o regime regressivo, você pode fazer.

No entanto, passará a contar como se aplicação tivesse sido feita no momento da mudança. Logo, começa na maior tributação, de 35%.

Se o investidor começou em um regime regressivo, não pode alterar para o progressivo.

O objetivo dessa restrição, é impedir que as pessoas que precisassem resgatar o dinheiro nos primeiros anos de um regime regressivo, troquem para o progressivo antes de resgatar, para pagar menos impostos.

Qual é a melhor previdência privada, progressivo ou regressivo?

Não existe a melhor nem a pior, vai depender dos objetivos e circunstancias do investidor.

Caso o investidor, não vai ter outras rendas tributáveis, e receberá da previdência um valor baixo, um plano de previdência progressivo vai ser a melhor opção.

Isso porque, dada a tabela de imposto de renda progressivo, a alíquota será baixa. Por exemplo, se uma pessoa receber da previdência privada 4 mil reais por mês, terá um imposto total de 179,20. Uma aliquota efetiva de 4,48% somente.

Assim, mesmo que optasse pelo regime de previdencia privada regressivo, o minimo que conseguiria seria de 10%, mais que o dobro.

Agora, se o investidor terá outras fontes de renda, como o INSS por exemplo, de modo que tenha uma renda tributável alta, o regime regressivo será a melhora opção.

Imagine que, essa mesma pessoa do nosso exemplo, receba também 5 mil reais de INSS. Logo, a renda total, de 9 mil reais.

Recebendo os 5 mil reais de INSS, teríamos uma tributação de 365,12 reais, ou seja, uma aliquota de imposto efetiva de 7,3%

O ganho adicional de 4 mil reais da previdência privada pagaria um adicional de 1.063,88 reais de imposto, o que da uma aliquota efetiva para esse adicional de renda de 26,6%.

Agora, a tabela regressiva seria muito melhor, podendo chegar a somente 10%.

Portanto, qual o regime de tributação ideal para previdência privada, progressivo ou regressivo, vai depender de qual será sua renda. Veja o exemplo abaixo:

Previdência Privada IR ProgressivoPrevidência Privada IR Regressivo
Renda Previdência10.00010.000
Imposto de Renda Previdência1.684,54*1.000*
Alíquota Efetiva16,8%10%**
Previdência privada diferença regime progressivo e regressivo. *PGBL, para VGBL pode ser menor, pois incide somente sobre a rentabilidade. **Tributação mínima do regime regressivo

Espero que esse artigo ajude você a definir qual o melhor regime, progressivo ou regressivo para sua previdência privada. Se precisar de alguma ajuda, fique a vontade em nos mandar uma mensagem.

Compartilhe

Compartilhe

Mais artigos

O que é e como funciona uma Offshore? Em um determinado contexto de organização patrimonial, muitas pessoas acabam se deparando com o termo offshore. De fato, essa estrutura pode fazer

Leia artigo »

Busca

Envie uma mensagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gerencie seu Patrimônio

em um só lugar

Monefica gestora de investimentos, fundo exclusivo, planejamento financeiro, investimentos, gestã patrimonial, carteira administrada.

Integre e consolide seus investimentos financeiros, a distribuição da sua carteira
e rentabilidade com o benchmark definido

Vamos trabalhar juntos no

seu projeto de vida