Em 2021 o preço de carros novos e usados no Brasil aumentou significativamente. Parte por conta da inflação mais alta, e parte pela falta de peças pela indústria automotiva, que teve que diminuir a produção. Mas ao adquirir um carro, tão importante quanto o preço, é quanto custa manter um carro. E eles não são poucos.
Impostos, depreciação, custo de oportunidade e garagem são alguns, mas não todos os custos de um automóvel. Ao longo de anos, podem custar até mais que um carro novo, e o dinheiro que poderia ir para seus investimentos para aposentadoria, são sugados para pagar os custos do carro.
E as alternativas?
Cada vez mais existem alternativas ao carro próprio, sendo o Uber um dos principais deles. Para diversas pessoas, é mais econômico utilizar Uber a comprar um carro próprio, dependendo da intensidade que o carro é utilizado.
E porque não, a bicicleta também pode ser uma alternativa. Não supre toda a necessidade, mas combinada com Uber, e até o aluguel de um veículo para demandas eventuais pode ser mais eficiente e econômico.
Mas antes de falar das alternativas, vamos ver quais são os custos de manter um carro.
Principais custos de ter um carro próprio
Cada carro terá uma diferente estrutura de custos. Especialmente, os mais caros terão custos maiores que os mais baratos. Por isso, vamos usar um carro popular como exemplo, o carro mais vendido no brasil em 2020 o Chevrolet Onix. O seu preço de venda em 2021 é 62.150.
Escolhido o carro, vamos calcular quanto custa manter um carro. Os custos de um carro podemos dividir entre custos fixos e custos variáveis.
Dentre os custos fixos temos aqueles gastos que terão independentes da utilização do carro ou não. Por isso, chamam-se fixos. Para o Chevrolet Onix, esses são os custos fixos.
- IPVA: 1.864 (3% do valor do veículo, podendo chegar a 4% em SP, RJ e MG)
- Licenciamento: 131
- Seguro: 1.889 (pode variar a depender do condutor)
- Revisão: 1.056 (6 meses e 12 meses)
- Depreciação: 6.215
- Garagem: 3.600 (300 reais por mês)
Já os custos variáveis, dependem da intensidade do uso do carro e tem como principal custo o combustível. Vamos supor que seja rodado 20 mil quilômetros ao ano, e o carro faça 12 km por litro. Com gasolina nas alturas, vamos usar um preço de 5,80 por litro.
- Combustível: 9.666
Ainda temos custos eventuais que não computamos, como eventuais multas que infelizmente todos recebem alguma, e manutenção do carro não coberto na revisão ou seguro. Esse é um trabalho para o leitor, vamos deixar essa conta zerada.
Sendo assim, o custo total ficou:
- Custo Fixo: 14.755
- Custos Variáveis: 9.666
Mas ainda faltou um último custo, conhecido como custo de oportunidade.
Custo de oportunidade em comprar um carro
O custo de oportunidade nada mais é o que se deixa de fazer com o dinheiro usado para comprar o carro.
Caso opte por não comprar o carro, o dinheiro poderia ser aplicado em um investimento, que renderia juros. Esses juros, são o custo de oportunidade, ou seja, caso não compre, estaria se recebendo esse dinheiro.
Por isso, deve-se utilizar esse juros no custo de manter um carro.
Esse valor investido em um investimento tradicional, um titulo público com baixo risco, renderia perto de 10%. Para um investimento de 62.150 (o custo do carro) o retorno seria de cerca de 6.150 reais.
Portanto, além cos custos fixos e dos custos variáveis de manter um automóvel, temos também o custo de oportunidade!
Afinal, quanto custa manter um carro?
O custo de manter um carro próprio é bastante alto e consiste nas somas do custos fixos e variáveis, ao custo de oportunidade. Esse valor pode variar de estado para estado, por diferentes condutores (que interfere no seguro) e na utilização.
Nos nossos cálculos chegamos nesse custo ao ano de ter um carro:
Custos Fixos: 14.755
Custos Variáveis: 9.666
Custo de oportunidade: 6.150
Custo total no ano: 30.571
Ou seja, o custo de manter um carro popular, como o Chevrolet Onix, é de 50% do valor de compra do carro!
Por isso, ao comprar um carro, não se deve só avaliar o preço, e sim o custo de manter o carro, e como vimos, é um custo bastante relevante.
Ainda poderiam ter outros custos que não colocamos na conta, como multas, avarias não cobertas pelo seguro, e para alguns, o custo dos juros do financiamento do carro.
Já pensou diante desses gastos, avaliar alternativas ao carro próprio?
Carro próprio ou Uber
Desde o surgimento do Uber, muitas pessoas passaram a usar mais o serviço e menos o carro próprio. Além das facilidades de estacionamento, poder usar o celular durante a viagem ganhando tempo de trabalho ou para poder beber sem preocupação, o Uber pode ter uma vantagem econômica.
O seu carro próprio fica a maior parte do tempo parado, e como mostramos, tem um custo fixo relevante. O carro de um motorista de Uber fica a maior parte do tempo rodando, diluindo assim os custos fixos.
Fizemos uma simulação de corrida usando a calculadora do Uber. Simulamos uma corrida as 09:30 da manhã entre o aeroporto de Guarulhos em São Paulo, até o mercado público de São Paulo. O trajeto deu 23,3 km e 45 minuto de percurso. O custo ficou em 41,80
Nessa simulação, temos que o custo por quilômetro rodado, ficou em 41,80 reais dividido por 23,3 quilômetros, o que deu 1,79 reais por quilômetro.
Na estimativa de custo variável do veículo próprio, supomos uma rodagem de 20 mil quilômetros por ano. Nesse caso, mantendo essa estimativa, geraria um custo de Uber de 35.800 reais no ano.
Em resumo, tivemos que o custo total de um carro no ano seria de 30.571 reais, e de utilizar o Uber de 35.800, uma diferença no ano de 5.229 reais.
Mas, e se você diminuísse um pouco o uso do carro, e utilizasse uma bicicleta, ou fizesse algumas coisas a pé, e mesmo de Uber, dividisse a conta com alguém? Todas essas atitudes penderiam para não ter mais o carro, além de ser mais sustentável e saudável para você.