Um programa de planejamento financeiro pessoal, é um software que reúne todas as informações pessoais de uma pessoa, traça os objetivos e faz o acompanhamento da evolução das finanças, mostrando se está se aproximando ou não dos objetivos.
Softwares de planejamento financeiro pessoal são muito comuns no exterior, mas ainda pouco conhecidas no Brasil.
Nos Estados Unidos, onde é o maior mercado de programas de planejamento financeiro pessoal, milhões de usuário tem o seu patrimônio acompanhado por um software e um financial advisor. Os principais programas são:
- Moneyguide Pro
- eMoney Advisor
- RightCapital
- Money Tree
- Advicent (Naviplan)
O que faz um programa de planejamento financeiro pessoal
Primeiro, difetente dos programas de planejamento financeiro trandicionais, os programas de planejamento financeiro pessoal se dedicam a pessoas, e não a empresas.
Portanto, as informações e resultados, serão aqueles inerentes as pessoas físicas. Um bom programa de planejamento financeiro pessoal pode responder às seguintes principais questões:
- Estou no caminho certo para minha aposentadoria, ou devo começar a poupar mais?
- Devo fazer um plano de previdência?
- Como está meu controle financeiro, de acordo com o que planejei?
- Meus investimentos estão alocados da melhor forma possível para alcançar meus objetivos?
- Preciso de um seguro de vida para proteger a minha família?
- A distribuição do meu patrimônio está adequada entre meus investimentos e bens de uso pessoal?
Todas essas perguntas, que muitos fazem periodicamente, podem ser respondidas através de um programa de planejamento financeiro pessoal. E melhor ainda, é possível fazer simulações de diferentes cenários, avaliando os seus resultados antes da tomada de decisão.
Integrações com bancos e corretoras
Os programas de planejamento financeiro pessoal, integram as contas de bancos e corretoras, de modo que não seja necessário que o usuário precise inserir a todo o momento suas informações financeiras.
Isso é excelente, pois diminui a quantidade de tempo para manter o sistema funcionando corretamente, e evita erros na inclusão dos dados.
Para isso, o usuário deve adicionar sua senha de acesso ao banco, e permitir que as informações sejam compartilhadas.
Mas isso não fere a sua segurança, pois o acesso, só permite visualizar os dados, e nunca movimentar sua conta.
No Brasil, os bancos e corretoras ainda estão começando a permitir as integrações com programas de planejamento financeiro pessoal. Mas com as novas legislações de open banking, esse processo deve ser cada vez mais rápido
Quem deve usar um programa de planejamento financeiro pessoal
Softwares de planejamento financeiro pessoal podem ser utilizados por quaisquer pessoas que tenham alguma dúvida sobre sua posição financeira, ou com os objetivos que envolvam decisões financeiras, como compra de bens de alto valor, e aposentadoria.
Ou seja, praticamente todas as pessoas precisam de auxilio, e tomariam decisões financeiras mais inteligentes, se tivessem todos os cenários possíveis para avaliar.
Portanto, poucas pessoas não teriam uma melhora nas suas decisões financeiras com um auxilio de um software de planejamento financeiro pessoal.