Não é novidade que um colaborador motivado se torna muito mais produtivo no ambiente de trabalho.
Quando um funcionário passa por problemas financeiros é comum que tenha seu rendimento prejudicado, podendo causar maiores problemas e até afastamentos do ambiente de trabalho.
Aprender a gerir o dinheiro traz tranquilidade e comprometimento no dia a dia, então a educação financeira é uma estratégia de produtividade para as empresas.
A preocupação com a educação financeira dos funcionários é recente no Brasil, acredita-se ainda não ser um fator importante para oferecer como benefício.
Todavia, com o passar do tempo e com aquecimento do mercado de trabalho muitas empresas notaram a necessidade de conquistar seus colaboradores. Os principais programas de benefício já não são mais diferenciais.
O envelhecimento da população e a reforma da previdência dificultaram a aposentadoria dos brasileiros, o planejamento de longo prazo se tornou ainda mais essencial.
É indiscutível os benefícios de possuir uma empresa onde seus colaborares estejam tranquilos financeiramente e sem preocupações externas.
Dentro de uma empresa é comum existirem alguns perfis de funcionários.
Os que estão equilibrados financeiramente, ou seja, não possuem dividas porém não possuem reservas de emergência, os que possuem uma grande preocupação com suas finanças e fazem um bom aporte de reservas e também aqueles que possuem diversas dívidas e sofrem com isso.
Mas afinal, como implementar a educação financeira nas empresas e quais são seus principais desafios?
Como promover educação financeira dentro da sua empresa?
Para ajudar você, profissional de RH ou empresário, que queira iniciar um processo de bem estar financeiro para colaboradores, elencamos aqui alguns dos principais pontos de atenção para começar:
- Incentive seus colaboradores a entender a importância de saber cuidar e lidar melhor com seu próprio dinheiro;
- Promova conversas sobre o tema é muito importante para que eles possam rever seus gastos e prioridades;
- A partir de palestras é possível orientá-los sobre como aportar seu dinheiro e entender o que pode ou não estar sendo um gasto não necessário;
- É essencial que a empresa ofereça um programa de bem-estar financeiro para seus funcionários, o qual não deve ser entendido apenas como palestras de finanças pessoais ou cursos de como investir;
- Atente-se ao tipo de beneficio escolhido para que seja completo, incluindo as 6 áreas necessárias para se ter um bom planejamento financeiro pessoal;
- Organize campanhas para conscientizar e gerar mudanças nos hábitos em relação ao uso do dinheiro devem ser criadas;
- Entenda a importância dessa educação e a falta da mesma vindo de um reflexo de um grande problemática do país;
- E claro, acreditar no potencial desta educação e dar exemplo a seus colaboradores é imprescindível para seus resultados, que serão de fato muito benéficos não somente aos colaboradores mas também a empresa.
Por que ensinar educação financeira a seus colaboradores?
Motivação
A educação financeira está diretamente ligada a produtividade de seus funcionários, isto porque é essencial manter uma boa saúde mental e tranquilidade para se estar motivado e focado.
Assim, ao receber uma educação financeira o colaborador para a lidar o dinheiro de uma forma leve, eliminando qualquer preocupação relacionada ao mesmo e gerando uma maior motivação e foco para seu trabalho.
Aumento da produtividade
É indiscutível que a produtividade esta diretamente ligada a problemas externos e estresse com assuntos pessoais.
O aumento da produtividade será uma consequência de colaboradores organizados e tranquilos com suas finanças e vida pessoal.
Retenção de talentos
Com o aquecimento do mercado, esta cada vez mais difícil manter seus colaboradores dentro da empresa e gerar incentivos para novos funcionários que estão para entrar.
Em busca de diferenciais e maiores benefícios aos colaboradores, o programa de bem-estar financeiro é muito procurado por empresa quando de trata da intenção de reter seus talentos.
O número de colaboradores em entrada e saída das empresas aumenta cada vez mais, por isso atrair seu colaborador e tornar o ambiente o melhor possível é o segredo para manter sua lealdade dentro da empresa.
Agora que você já sabe a importância que a educação financeira pode gerar a sua empresa e aos seus colaboradores. Esta a hora de ir em busca de um programa de bem-estar financeiro para lhe auxiliar.
Para saber mais da Monefica e como implantar esta educação em sua empresa, entre em contato com nossos consultores.