fbpx

Fundos Imobiliários: o que são?

Fundos Imobiliários: o que são?

Os fundos imobiliários nada mais são do que fundos de investimento como os outros fundos de investimentos tradicionais que temos de renda fixa, multimercado e fundos de ações, mas voltado ao investimento em imóveis ou títulos lastreados em imóveis.

O fundo imobiliário é uma espécie de condomínio de investidores que compram cotas de um fundo de investimento. Este fundo terá uma gestão profissional que vai comprar os ativos (imóveis e títulos de dívida do mercado imobiliário) e você cotista vai ter um percentual desse fundo, de acordo com a quantidade de cotas.

A diferença de um fundo de investimento imobiliário para um fundo de renda fixa, por exemplo, é que um fundo de investimento de renda fixa terá uma gestão voltada para fundos de renda fixa, comprando por exemplo, títulos públicos do governo, debentures, e outros ativos de renda fixa emitidos por empresas ou pelo governo.

O fundo de investimentos imobiliários irá investir em ativos ligados ao mercado imobiliário. Mas ele não necessariamente será uma compra direta de um imóvel.

É possível comprar um shopping, um galpão logístico, um prédio com salas comerciais para alugar, mas também é possível comprar um título de uma dívida ligada ao mercado imobiliário, como um CRI – Certificado de recebíveis imobiliários.

O fundo de investimentos imobiliários investirá somente em ativos voltados ao mercado imobiliário.

No Brasil, investir em imóveis é algo comum há muitas décadas, porém, investimentos em fundos imobiliários é algo ainda pouco comum mas que cresceu muito no Brasil nos últimos anos.

Segundo dados da B3, passamos de 89 mil investidores em 2016 para 1 milhão de investidores em 2020 e em 2022 o número passou de 1,5 milhões.

Número de investidores em fundos imobiliários histórico

Este número cresce consistentemente a partir do momento que se começa a entender como funciona um fundo imobiliário de fato e quais as vantagens de se investir nesse produto e as diferenças em investir em um imóvel físico diretamente.

Existem diversas vantagens em se investir em fundos imobiliários.

Mas afinal, como funciona esse processo de investir em fundos imobiliários? Como o dinheiro sai de seu bolso e chega no fundo? O que faz o gestor do fundo imobiliário?

Como funciona um Fundo Imobiliário?

O fundo imobiliário é um veículo de investimentos que irá conectar em uma ponta os poupadores que são as pessoas físicas que investem seu dinheiro nos fundos imobiliários e o fundo imobiliário que vai por sua vez comprar os ativos ligados ao mercado imobiliário, como comprar uma sala comercial ou um prédio e este prédio, por exemplo, será alugado para fornecer a renda aos cotistas.

Em síntese, os gestores do fundo irão pegar este bolo de dinheiro dos investidores de pessoas físicas e comprar os imóveis.

Cada investidor terá uma proporção referente ao número de cotas que ele possui daquele fundo imobiliário, e todo aquele rendimento que o ativo der ao fundo de investimento irá voltar ao cotista mensalmente em sua conta corrente.

Como funciona um fundo imobiliário?

Se um fundo imobiliário tiver um shopping por exemplo, e estiver 100% locado, o cotista que obtém meio por cento das cotas desse fundo, terá direito a meio por cento dos direitos de recebimento de aluguel desses fundos imobiliários.

Então todo mês que entrar o pagamento do aluguel mensal da locação das salas desse shopping, o fundo irá pegar este dinheiro e distribuir na proporção que cada um tem de cotas deste fundo.

Um ponto importante é escolher bom gestores e bons ativos para ter uma melhor performance e obter um retorno um pouco maior.

Quanto melhor o gestor alocar os recursos, em imóveis que se valorizem, ou que consigam locar facilmente a um preço atrativo, melhor para o cotista.

Em suma, um fundo imobiliário é assim que funciona: um condomínio de pessoas físicas que colocam o dinheiro dentro de um fundo que será gerido por um gestor profissional, este irá comprar os ativos ligados ao mercado imobiliário, e assim, as pessoas físicas receberão na proporção exata que possuem de cotas os recebimentos e alugueis mensais em suas contas destes fundos.

Compartilhe

Compartilhe

Mais artigos

Busca

Envie uma mensagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gerencie seu Patrimônio

em um só lugar

Monefica gestora de investimentos, fundo exclusivo, planejamento financeiro, investimentos, gestã patrimonial, carteira administrada.

Integre e consolide seus investimentos financeiros, a distribuição da sua carteira
e rentabilidade com o benchmark definido

Vamos trabalhar juntos no

seu projeto de vida